Por Polly Strino: Berlim em 5 dicas!

Oi Pessoal!

O post de hoje tem a participação da minha querida amiga Polly, que foi para Berlim recentemente, e vai nos passar os  5 lugares imperdíveis para ela desta linda capital! Aliás, a Polly também tem um blog super bacana com dicas de viagens, experiências e algumas “cositas” mais, o Strinas Tips , confere lá!

13912908_1491069430907165_4360263862804310630_n

Berlim em 5 dicas!

Se tem um lugar no mundo que me surpreendeu foi Berlim, a incrível capital alemã!

Além da história ainda estar “viva” pelas ruas e algumas ruínas, a cidade acolhe qualquer um de braços abertos e pra quem curte, é tão agitada quanto São Paulo. Existem lugares para todos os gostos e bolsos.

Hoje então, deixo aqui os 5 lugares imperdíveis em Berlim:

 

1 – Berlin Dom ou Catedral de Berlim

 

foto1

 

Bela e imponente, é a igreja protestante mais importante e mais fotografada da cidade. Possui 114 metros de comprimento, 116 metros de altura e é localizada na área Oriental, às margens do rio Spree na Ilha dos Museus (próxima dica!). A construção ocorreu entre o anos de 1894 e 1905.

Foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial, destruindo assim sua cúpula. Apenas em 1975, o governo Oriental decidiu reconstruí-la com ajuda da igreja protestante e do governo Ocidental.

Funciona de segunda à sábado, das 09h às 20h, aos domingos e feriados das 12h às 20h e nos meses de Outubro à Março, o fechamento ocorre às 19h. A entrada comum custa 7 euros e a reduzida, 5 euros – válida para estudantes, menores de 18 anos e idosos.

Endereço – Am Lustgarten, 10178 Berlin, Alemanha.

 

foto2

 

2 – Museuminsel ou Ilha dos Museus

Uma ilha no rio Spree declarada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 1999, abriga cinco museus reconhecidos mundialmente, ou seja, um lugar totalmente dedicado a arte e cultura.

 

foto3

 

O Altes Museum foi o primeiro a ser construído em 1830 com o intuito de abrigar a coleção de artes da família real da Prússia, hoje recebe uma coleção de antiguidades da Grécia e Roma.

Em 1859 o Neues Museum foi inaugurado, e após alguns anos destruído pela guerra. Reaberto apenas em 2009, é um dos museus mais legais da ilha, abrigando a coleção sobre história antiga, Egito antiga, Pré-história e o incrível busto da rainha egípcia Nefertiti.

O Alte Nationalgalerie foi construído entre 1867 e 1876, e exibe coleções sobre Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo e início do Modernismo.

Aberto em 1904 o Bode Museum abriga uma coleção de esculturas, arte Bizantina e moedas.

E por fim, mas não menos importante o Pergamonmuseum ! Recebe praticamente 1 milhão de visitas por ano e abriga muitas antiguidades importantes como o Porta de Ishtar, o oitavo portão que dava acesso a cidade da Babilônia.

 

foto4

 

foto42

 

3 – East Side Gallery ou Muro de Berlim

Além de dividir a cidade em oriental e ocidental, o mundialmente famoso muro de Berlim também simbolizava a divisão mundial entre o bloco comunista e o capitalista. A história desse ícone de 155 km de extensão começa com o fim da Segunda Guerra Mundial e termina em 1989.

Hoje existem fragmentos do muro pela cidade, porém o maior deles fica entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke, na Mühlenstraße, ao longo do rio Spree. Contém 1316 metros de extensão, com 106 pinturas de diversos artistas espalhados pelo mundo expressando acontecimentos políticos importantes relacionados ao muro. O East Side Gallery é uma galeria de arte a céu aberto e palco para as fotos de muitos turistas. Não há entrada, é só descer da estação e apreciar o muro!

Endereço: Mühlenstraße 1 – Friedrichshain, 10243 Berlim

 

 

foto6

 

4 – Alexanderplatz

Uma das maiores e mais conhecidas praças da cidade, hoje é um grande e importante centro de comércio e de transporte público.

foto7

 

Também bombardeada durante a Segunda Guerra, reconstruída nos anos 60, por lá passam as mais diversas linhas de metrô, trem, ônibus e bondinho.

Quem procura compras, vai enlouquecer por lá! Tem a loja de departamentos Galeria Kauhof (enorme!); Saturn, loja de eletroeletrônicos aonde encontramos de tudo; as incríveis e enormes drogarias alemãs (DM e Rossman); Primark, loja de roupas super barata; entre outras lojinhas de acessórios pessoais e restaurantes. Além disso, também encontramos o Alexa, shopping inaugurado em 2007 com mais 180 lojas de todos os tipos – H&M, Media Markt e etc.

Além disso existem também atrações turísticas como o Urania-Weltzeituhr um relógio gigante que mostra as horas em diversas cidades do mundo e uma das construções mais altas da Europa, a Fernsehturm ou torre de TV com seus 368 metros de altura.

foto8

 

5 – A igreja bombardeada de Berlim – Gedächtniskirche

 

foto9

 

Construída entre os anos de 1891 e 1895 e extremamente danificada na Segunda Guerra, a restauração não foi realizada, servindo assim para relembrar a destruição causada pelo bombardeio e todo o mal que um ato como esse poderia causar.

Hoje é uma das atrações mais visitadas da cidade e da construção original resta apenas uma parte do salão de entrada e uma torre de 113 metros, estrutura tornada um memorial para que todos relembrem os acontecimentos da guerra. Decidiu-se então construir uma nova igreja, integrando as ruínas e forma um “complexo”.

A entrada é free e o endereço é Breitscheidplatz, 10789 Berlim.

 

foto10

 

Por hoje e só pessoal, espero que tenham gostado das dicas!